Regulamento

CONCURSO FOTOGRÁFICO PARA A

II EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)

 

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Campinas, representada pelo reverendíssimo padre Antonio Alves, no papel de organizadora da II Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM), faz saber que no período de 15 de abril a 17 de maio de 2019 estará recebendo fotografias digitais, coloridas ou em preto e branco, apenas em formato horizontal (paisagem), para concorrerem à participação na exposição acima referida.

  1. Do objetivo:a. Selecionar fotografias pertinentes ao tema proposto para a exposição, diretamente relacionado à mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano, a saber: “Do like ao amém: por uma cultura do encontro” (veja mensagem do papa na íntegra clicando neste link http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20190124_messaggio-comunicazioni-sociali.html).b. As fotografias deverão ser produzidas na região abrangida pela Arquidiocese de Campinas, ou seja, na região geográfica compreendida pelas seguintes cidades: Campinas, Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Monte Mor, Elias Fausto, Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba.i. Será obrigatório o preenchimento do campo “Local fotografado” na ficha de inscrição. O não preenchimento acarretará desclassificação do candidato. Toda e qualquer imagem fotografada fora da área geográfica abrangida pelos municípios acima citados também estará automaticamente desclassificada;ii. O autor da imagem deve explicar em um breve texto com, no máximo, 150 toques, qual a relação percebida por ele entre sua foto e a mensagem deste ano proposta pelo papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

  1. Da participação:a. Poderão inscrever-se fiéis católicos de toda a Arquidiocese de Campinas bem como qualquer membro da comunidade interna da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), exceto os participantes da comissão organizadora do concurso;
    b. Cada participante poderá concorrer com até 3 (três) fotografias inéditas e originais, de sua autoria, sendo classificada apenas uma fotografia por autor:
    i. Serão consideradas inéditas as fotografias que nunca tenham sido premiadas em qualquer forma de expressão em artes visuais;
    ii. Fotografias resultantes de cópias ou alterações de outra existente não serão aceitas e, mesmo que selecionadas, serão desclassificadas tão logo seja descoberta a alteração.3. Da parte técnica:a. As fotografias inscritas devem ter uma resolução mínima de 2240 x 1680 pixels, em arquivo de foto digital com, no mínimo, 4 MB, nos formatos .JPG, .BMP, ou .GIF. Somente as fotos horizontais serão aceitas;
    b. As fotos que tiverem uma resolução menor do que a apontada no item 3.a. serão automaticamente desclassificadas.

 

  1. Das inscrições:a. As inscrições são gratuitas e o upload das fotos deve ser feito por meio do site www.diadascomunicacoes.com.br. Para enviar as fotos, o participante deverá preencher o cadastro com seus dados e, imediatamente, poderá anexar a(s) foto(s) por ele escolhida(s);
    b. As fotos devem ser enviadas entre os dias 15 de abril e 17 de maio de 2019. Fotos que chegarem após essa data estarão automaticamente desclassificadas.A comissão organizadora reserva-se o direito de desclassificar o participante que não satisfizer todos os requisitos acima para a inscrição no concurso.
  1. Da seleção e classificação:a) As fotografias serão avaliadas por Comissão especialmente designada para este fim, comissão essa designada pelo coordenador da Pascom Arquidiocesana, Padre Antonio Alves;
    b) Serão selecionadas 20 (vinte) fotografias para serem expostas;
    c) As fotografias selecionadas participarão de uma exposição itinerante pelos campi da PUC-Campinas e, posteriormente, dependendo do interesse, pelas paróquias da Arquidiocese. A abertura acontecerá na Paróquia Sant’Ana, no dia 01 de junho de 2019, logo após a Santa Missa, que começa às 18h.

 

  1. Dos resultados:a) Os autores cujas fotos forem selecionadas serão comunicados por email.
    b) Os autores das obras selecionadas receberão certificado de participação;

 

  1. Disposições gerais: Os participantes, ao se inscreverem, manifestam plena concordância com o presente regulamento, cujo descumprimento ensejará sua desclassificação.a) O ato de inscrição neste concurso implica aceitação e concordância com todos os itens deste regulamento, inclusive no que se refere à permissão de uso das imagens das fotografias;
    b) A comissão organizadora reserva-se o direito de:i. Utilizar os trabalhos selecionados, em exposições, por prazo indeterminado;
    ii. Não efetuar, sob nenhuma forma, pagamentos de direitos autorais;
    iii. Não se responsabilizar por cópias, plágios ou fraudes.

Quaisquer manifestações contrárias às cláusulas deste regulamento deverão ser encaminhadas ao endereço de e-mail [email protected], em até 48 horas da publicação do resultado.

Campinas, 15 de abril de 2019

REALIZAÇÃO